Dunamis Vinhos | Notícias
45

Blanc de Blancs: Dunamis lança espumantes Brut e Extra Brut champenoise

A Dunamis acaba de lançar seus primeiros espumantes elaborados pelo método champenoise - ou tradicional -, o mesmo utilizado na produção das famosas borbulhas da região francesa de Champagne.

Os novos Dunamis Brut e Dunamis Extra Brut são rótulos Blanc de Blancs Chardonnay: vinhos compostos inteiramente a partir de uvas brancas, diferente do que acontece em parte da produção nacional, com espumantes produzidos geralmente com a branca Chardonnay e a tinta Pinot Noir.

Além de serem ‘brancos de brancas’, os champenoise da Dunamis trazem a força de seu terroir em Cotiporã, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. “Identificamos a aptidão do nosso vinhedo para a produção das uvas chardonnay, que têm suas características varietais expostas ao máximo”, explica Thiago Salvadori Peterle, enólogo da vinícola.

As particularidades do terroir de Cotiporã aliadas ao conhecimento da equipe enológica da Dunamis garantiram espumantes de identidade, com delicadeza e volume.

“Os lançamentos representam a máxima expressão do nosso vinhedo. Sua produção envolveu dedicação, cuidado e desafiou nossa equipe para chegarmos a um ‘Blanc de Blancs’ intenso e diferenciado”, conta José Antônio Peterle, proprietário da Dunamis.

O Dunamis Brut e o Dunamis Extra Brut compõem, ainda, a filosofia da vinícola: “Os champenoise normalmente são muito complexos e com notas de frutas sobremaduras; optamos por manter a jovialidade presente em nossos vinhos, com a estrutura e aromas específicos de um vinho elaborado pelo método tradicional. A diferença é que o nosso champenoise é mais delicado e, por isso, mais instigante”, finaliza o enólogo Vinícius Bortolini Cercato.

Dunamis Brut

Espumante com 18 meses de contato com as leveduras. Apresenta cor amarelo-palha com reflexos esverdeados e perlage fina e persistente. Seu aroma, que mistura maçã verde, damascos e notas florais, é fino e elegante. Traz frescor cítrico equilibrado e cremosidade intensa.

Dunamis Extra Brut

Elegância, frescor delicado e untuosidade. Maturado por 18 meses, traz características varietais do Chardonnay, com notas de pão torrado e amêndoas que se mesclam em perfeito equilíbrio com descritores de frutas secas e flores brancas. É bastante persistente e intenso.


Dunamis Vinhos e Vinhedos

Fundada em 2010, a Dunamis está localizada nos municípios de Dom Pedrito (Campanha Gaúcha) e Cotiporã (Serra Gaúcha).

A vinícola é pioneira no desenvolvimento do primeiro Merlot Branco do Brasil e produz, ainda, os varietais da Linha Movimento: Cabernet Franc, Pinot Grigio, Merlot Tinto, Sauvignon Blanc e Pinot Noir. Os vinhos da linha Elementos Cor (tinto), Ser (branco) e Tom (rosé), e os espumantes Dunamis Ar nas versões Brut e Moscatel completam seus rótulos.


  • Compartilhe