Dunamis Vinhos | Notícias
106

Cabernet Franc Dunamis é campeão na Grande Prova

Bebida da safra 2012 obteve 87 pontos na avaliação

Os aromas herbáceos e frutados do Cabernet Franc Dunamis caíram nas graças do corpo de jurados composto por 18 especialistas em vinho da Grande Prova Vinhos do Brasil 2015, organizada e promovida pelo Grupo Baco Multimídia. O vinho foi o grande campeão na categoria Tinto Cabernet Franc. Foram avaliadas 687 amostras, de 87 produtores provenientes de sete estados brasileiros na prova que ocorreu em dezembro de 2014 no Rio Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro.

Proveniente da Safra 2012, o Cabernet Franc Dunamis recebeu pontuação 87 na Grande Prova. O vinho segue a proposta da vinícola de elaborar bebidas jovens, descomplicadas e com qualidade. Para o enólogo Vinícius Cercatto, o segredo que compõe a fórmula de sucesso da bebida está no trabalho conjunto de elaboração do vinho. “O que fez com que a safra 2012 resultasse em excelentes vinhos foi o trabalho dos profissionais dos nossos vinhedos integrado com a enologia. Para elaborar o Cabernet Franc foram pelo menos três anos de trabalhos especiais”, pontua Vinícius ao falar do vinho, caracterizado por seus aromas de alecrim com leve baunilha e por sua presença marcante e elegante em boca.

Maior referência mundial em vinhos brasileiros, a Grande Prova Vinhos do Brasil se vale de critérios rigorosos para as avaliações dos 18 jurados que compõe a mesa de avaliação. Cada categoria é provada inteiramente às cegas por um grupo que, ao final da prova de todos os vinhos desta categoria, prova uma segunda vez os de maiores notas médias para eleger o campeão. “Essa premiação mostra o comprometimento que a Dunamis mantém com a qualidade e com o nosso consumidor. Nossa proposta de fazer um vinho descomplicado por vezes se mostra muito difícil, e essa conquista atesta que estamos no caminho certo de elaborar um vinho jovem, descomplicado e com muita qualidade”, comemora Vinicíus.

ESPUMANTES

Os espumantes Dunamis também lograram posições de destaque na Grande Prova. Na categoria Espumante Brut Rosé, o Ar Brut Rosé obteve pontuação 87, conquistando a medalha de prata. O mérito também foi obtido pelo Espumante Brut Dunamis, com pontuação 86 na categoria Brancos Brut.

CRITÉRIOS

Para passar pela Grande Prova Vinhos do Brasil, as produções inscritas precisam, necessariamente, obedecer a alguns critérios: ser brasileira, elaborada exclusivamente com uvas viníferas, estar disponível no mercado em uma quantidade mínima de mil litros e ter registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento.

O Cabernet Franc Dunamis é elaborado com uvas Cabernet Franc provenientes da campanha gaúcha, nos vinhedos da Dunamis em Dom Pedrito. A fruta passa por um desengace com mínima ruptura das uvas e envelhecimento em barricas americanas por seis meses, além do envelhecimento na garrafa por um ano.

A relação de vinhos premiados está disponível no anuário Vinhos do Brasil, uma publicação bilíngue, editada em parceria entre o grupo Baco Multimídia e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que traz um panorama completo da indústria do vinho brasileira, das regiões produtoras, dos vinhos e do enoturismo. A publicação é hoje a principal referência editorial do setor, seja no Brasil ou no exterior, onde é distribuído em mais de 100 postos e embaixadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).


  • Compartilhe