Dunamis Vinhos | Notícias
109

Vinícius Cercato, enólogo da Dunamis, palestra em Festival Gastronômico de Goiás

“Vinhos Descomplicados” será o tema do evento, que ocorre no sábado, 13

De 11 a 14 de junho, Goiás sedia o 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis, que abre o Circuito Gastronômico Goiás 2015 e recebe sommeliers de cervejas e vinhos, apresentações culturais, shows musicais e demais atrações. Como um Festival que contempla diversas áreas da culinária, desde a degustação de vinhos e cervejas ao preparo de pratos típicos, a programação contará com participação da Dunamis Vinhos e Vinhedos, representada pelo enólogo Vinicius Cercato, que ministrará a palestra “Vinhos Descomplicados”.

Em sua palestra, Cercato enfatizará a missão da Dunamis: divulgar a cultura do vinho através da simplificação da experiência de consumo. “Nossa proposta sempre foi elaborar vinhos e espumantes descontraídos, versáteis, que podem ser consumidos em uma refeição harmonizada ou simplesmente no final de tarde, em boa companhia. Isso não exime, porém, a responsabilidade da elaboração de um bom vinho”, pontua o enólogo. Na palestra, que ocorre no sábado, 13, a partir das 16h, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, Vinícius Cercato elucidará essa relação entre simplificação e qualidade, apresentando o cuidado na produção Dunamis, que garante a todo processo indiscutível qualidade e variada gama de produtos. O consumidor da Dunamis tem à sua disposição espumantes brut, extra brut, brut rosé, moscatel, vinhos brancos, tintos e rosé. Todos eles carregam o jeito Dunamis de ser e mostram que é possível descomplicar o consumo do vinho mantendo alto padrão de sabor, aroma e tom.

Sobre Vinícius Cercato

Aos 26 anos, Vinícius Bortolini Cercato é enólogo da Dunamis Vinhos e Vinhedos ao lado de Thiago Peterle. Exercendo a profissão desde 2007, Cercato aplica em seu trabalho todo conhecimento adquirido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, onde concluiu seus estudos em enologia em 2010.

Vinícius aprimorou seus conhecimentos em um estágio na escola I.S.S.I.S Cerletti em Conegliano, Veneto, na Itália, a instituição de enologia mais antiga do mundo. Desde 2012, Vinícius faz parte da linha de frente da Dunamis Vinhos e Vinhedos, sendo o enólogo responsável pela elaboração de vinhos emblemáticos, como o Tannat e o Cabernet Franc.

Sobre a Dunamis

Vinhos e espumantes ideais para serem degustados a qualquer momento. Esse é o principal conceito da Dunamis Vinhos e Vinhedos, uma vinícola jovem, criada em 2010 por Thiago Peterle e Vinícios Cercato, enólogos que assumiram a prerrogativa de descomplicar o universo do vinho. A jovialidade dos profissionais se traduz nas garrafas das bebidas que carregam o rótulo Dunamis: vinhos e espumantes descontraídos e versáteis.

Contando com produções de uva próprias, a Dunamis possui ampla equipe para o acompanhamento dos vinhedos, garantindo que todo o processo seja marcado por excelente qualidade. Ao todo, são 15 hectares de vinhedos em Dom Pedrito para a produção de vinhos finos e outros 10 hectares na cidade serrana de Cotiporã, de onde saem uvas para produção de espumantes. Cultivo não é a única preocupação da vinícola. A Dunamis Vinhos e Vinhedos possui uma política de responsabilidade ambiental comprometida com a redução do impacto ambiental com ações que envolvem a preservação da biodiversidade, reduzindo o uso de defensivos agrícolas. Fauna e flora nativas das locações dos vinhedos são respeitadas, e o uso de sistema “termal pest control” garante que pragas da videira sejam eliminadas através do controle térmico, reduzindo também o consumo de água. Investimentos na redução de peso das garrafas de vinho também são feitos, diminuindo a emissão de gases poluentes.

Com representantes nos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Dunamis expande sua atuação através da loja virtual (http://loja.dunamis.com.br), levando seus produtos para qualquer região do país, provando que bons vinhos e espumantes não possuem limites.

X Festival Gastronômico de Pirenópolis

Romance, Sabores, Prosas e Charme, este é o tema do 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis, que fica a 117 km da capital goiana e abre o Circuito Gastronômico Goiás 2015. O evento acontece do dia 11 a 14 de junho e reunirá chefes da mais alta gastronomia de Goiás e do Brasil, além de sommeliers de cervejas e vinhos, apresentações culturais, shows musicais entre outras. O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pirenópolis. A solenidade de abertura será realizada no dia 11 de junho, às 20 h, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, com a presença do senhor governador Marconi Perillo e da primeira-dama Valéria Perillo, Presidente de Honra da OVG e madrinha do Circuito Gastronômico Goiás. Em seguida haverá inauguração da Praça Gastronômica, no largo da Matriz, com shows dos artistas Pádua e Tom Cris.

  • Compartilhe