Dunamis Vinhos | Notícias
114

Dunamis emprega modernização à poda

Tesoura elétrica otimiza o trabalho e propicia maior conforto ao trabalhador

É tempo de poda nos vinhedos da Dunamis. Com o inverno, os parreirais entram em repouso, preparando-se para uma nova safra. Na região da campanha, os 15 hectares de vinhedos de Dom Pedrito recebem tratamento especial: primando sempre pela inovação e maior proveito de recursos, a Dunamis investe em tecnologia e utiliza a tesoura elétrica para a poda. Mais ágil e mais robusta, o recurso proporciona uma poda mais precisa e otimiza o processo.

Com a diminuição do tempo de poda, o processo ganha um salto de qualidade. Isso porque, segundo Vinícius Cercato, enólogo da Dunamis, o processo influencia diretamente na brotação e na saúde do vinhedo. “Se a parreira começar a brotar antes da poda, ou os trabalhadores não forem capazes de terminar a poda antes da brotação, durante o manejo dos galhos os trabalhadores podem quebrar as gemas que estão super sensíveis e arruinar o vinhedo”, esclarece Cercato. Sem o broto, o nascimento dos ganhos e das uvas fica comprometido. A tesoura elétrica vem para agilizar todo o processo, encurtando o tempo total de trabalho e possibilitando um descanso maior ao vinhedo. “Enquanto a tesoura convencional poda em média 600 plantas por dia, a tesoura elétrica chega em média a 1.500 plantas por dia podadas, equivalente a 0,5 hectares”, complementa Thiago Peterle, enólogo da Dunamis. Ainda assim, a tesoura manual não é descartada totalmente: ela serve para serviços mais detalhados, onde a poda é para a formação dos braços da videira.

Destinada a parreirais e videiras com maior tempo de vida, a tesoura elétrica deixa o trabalho mais suave para os trabalhadores dos vinhedos, que podem sofrer alguns danos causados pela tesoura manual no momento de poda de galhos com maior diâmetro, devido à força empregada. “Com a tesoura elétrica o trabalho é mais suave e macio, agregando maior conforto para o trabalhador”, conclui Peterle.

Fotos: Thiago Peterle


  • Compartilhe